domingo, 14 de dezembro de 2008

Vírus de Sistema

Um vírus é um programa escrito por um programador, que uma vez dentro da memória de seu HD pode causar muitos tipos de danos.

Os vírus de computador são na verdade vírus de sistemas. Eles são desenvolvidos para tirar vantagem do modo como o sistema operacional funciona - e aqui uma distinção deve ser feita: não é qualquer sistema operacional, mas de preferência um sistema operacional. Não existem vírus que possam trabalhar em qualquer computador sem levar em consideração o sistema operacional que está rodando. A maioria dos vírus conhecidos foram desenvolvidos para DOS ou Windows 32 Bits - uma eventualidade que faz sentido dado a maneira que o sistema operacional foi desenvolvido: pouca segurança, tabela de alocação de arquivos simples e assim por diante.

O que os vírus podem fazer?

Os vírus podem exercer diversas funções, entre elas:

  1. Controlar seu computador sem o seu conhecimento;
  2. Fazer seu computador se comportar de maneira estranha, por exemplo, emitindo sons ou exibindo mensagens irritantes;
  3. Ficam escondidos em macros que infectam e se espalham através de documentos do Word e Excel (também conhecidos como vírus de macro);
  4. Destruir arquivos do sistema. Os vírus podem danificar os dados, excluir arquivos e até apagar o disco rígido inteiro;
  5. Permanecer inativos até uma data de disparo pré determinada para iniciar a devastação;
  6. Formatar todo o seu computador, ou seja apagar todo o seu conteúdo... Entre outras funções...

O que os vírus não podem fazer?

Os vírus, por enquanto nessa geração, ainda não podem infectar ou danificar o hardware, tais como o teclados ou monitores.

O mais próximo disso que um vírus já pode fazer é sobrescrever o FAT do HD e aniquilar memórias de flash do BIOS em certas marcas de placas mãe, deixando infectados sistemas inoperantes como é o caso do vírus Chernobyl.

Fora isso, pode acontecer de por exemplo o micro desligar e ligar ou haver um comportamento estranho (tais como caracteres de ponta cabeça etc.) mas os discos não ficam fisicamente danificados, apenas as informações neles contidas.

Por onde chegam os vírus?

Você pode pegar um vírus de várias formas...
Através do vírus executável,
arquivos infectados, web scripts... Chegam em seu computador através de disquetes, e-mails, web sites etc.

Como se proteger?

  1. Sempre que receber um disquete de procedência desconhecida ou duvidosa faça uma verificação manual com um bom e atualizado anti-vírus;
  2. Configure seu anti-vírus para uma proteção em tempo real e com heurística máxima;
  3. Sempre que notar atividades estranhas em seu computador, inicie seu computador em modo de segurança e aplique uma verificação manual do anti-vírus;
  4. Atualize seu anti-vírus no mínimo a cada 15 dias.

Curiosidade:

O primeiro programa de computador capaz de se reproduzir sorrateiramente foi demonstrado por Fred Cohen, aluno do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, a 11 de novembro de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios;